Gramado/Canela - RS


Gramado é um município do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22' 44" sul e a uma longitude 50º 52' 26" oeste, estando a uma altitude de 830 metros. Seu principal acesso se dá através da RS-115; Fica à 115km de Porto Alegre;


Os principais pontos turísticos de Gramado são:

Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis)

Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de Janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado. Fica na entrada da cidade via RS 235;


Pórtico (Entrada Via Taquara)

Localizado na entrada da cidade pela via Taquara (RS-115), em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã.



Belvedere – Vale do Quilombo

Uma linda paisagem, mostrando o quanto Gramado é privilegiada e dotada pela natureza. Com 850m de altitude você tem uma bela vista da natureza que cerca a cidade;



Mini Mundo

Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, num mundo imaginário e criativo.



Palácio dos Festivais – Cine Embaixador

Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.



Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel

Bem no centro da cidade, nos jardins do Parque Knorr, num local repleto de encanto e magia você encontra a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos, onde hoje mora o Papai Noel. Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo.



Lago Negro

Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.




Canela - RS

Canela é um município brasileiro de origem alemã na serra do estado do Rio Grande do Sul.É uma cidade que oferece boa estrutura de comércio e serviço sem deixar de ser pacata e tranquila. Faz divisa com a cidade de Gramado (7 km). A cidade é muito conhecida por haver famosas atrações turísticas, tais como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura, Alpen Park e a Catedral de Pedra.


Os principais pontos turísticos de Gramado são:



Parque do Caracol

A maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 m, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas; Tem também o Teleférico, com vista frontal para a cascata do Caracol, em sua extensão de 415 metros, o teleférico leva o visitante a mirantes com vista para a cascata e para o Vale da Lageana.



Catedral de Pedra

A "Catedral de Pedra de Canela" como é conhecida pelo seu estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.


 
Visitando Gramado e Canela não se pode deixar de conhecer outros atrativos da serra gaucha, tais como o Vale dos Vinhedos (municipios de Bento Gonçaves e Garibaldi) e a fabrica da Tramontina (em Carlos Barbosa);